... Click AQUI e conheça o GUIA de Goiás Velho! ..

Tá estressado ? Chalé, Natureza e descanso... ..... Usuários online ....Tá estressado ? Chalé, Natureza e descanso...




Turismo em Maceió - Alagoas - Brasil.

Praias de Maceió - Alagoas




Dell Tours Viagens e Turismo

A DELL TOURS VIAJENS E TURISMO oferece atendimento personalizado, pacotes aéreos, passagens nacionais e internacionais, cruzeiros marítimos. Vendemos passagens TAM - GOL - Varig - Ocean Air - TAP - AIR France e Outras
Av. "B" esc c/ rua 07 - 388 St. Oeste - Goiânia - Goias
Telefone : (62) 3945-1616 - Falar com "Larisse"

delltours@hotmail.com


 

Agencias de Turismo em e para Maceió

Principais Atrações Turísticas e Históricas em Maceió - Alagoas

Turismo r a História de Porto |Seguro na Bahia

Maceió é a capital do estado brasileiro de Alagoas . Localizada no Nordeste do país, tem uma população de 896.965 habitantes ( 2007 ) [1] e um território de, aproximadamente, 511 km². Integra, com outros dez municípios, a Região Metropolitana de Maceió , somando um total de cerca de 1,1 milhão de habitantes [3] ( IBGE / 2007 ). Sua altitude média é de sete metros acima do nível do mar, e tem uma temperatura média de 25°C. O município situa-se entre o oceano Atlântico , que o presenteia com o conjunto de belas praias urbanas e a lagoa Mundaú , que tem grande importância econômica para os povoados de pescadores que vivem em sua margem. É sede da Universidade Federal de Alagoas .

História

A vila de Maceió fora desmembrada em 5 de dezembro de 1815 , da Vila Madalena de Alagoas do Sul, (atual Marechal Deodoro ). Em 9 de Dezembro de 1839 deu-se a elevação à condição de cidade , principalmente por causa do desenvolvimento advindo da operação do porto de Jaraguá , um porto natural que facilitava o atracamento de embarcações, por onde eram exportados açúcar , tabaco , coco e especiarias e em 16 de dezembro de 1839, a inauguração do município de Maceió, tendo seu primeiro intendente Augustinho das Neves.

Com o contínuo processo de desenvolvimento do município, veio a se tornar a capital da Província de Alagoas em 9 de dezembro de 1839 , com o simbólico ato da transferência do baú do Tesouro da Província para Maceió, pelo ouvidor de sua majestade, o ouvidor Batalha. Este baú encontra-se no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, no centro de Maceió.

Geografia

Por centenas de anos formaram-se terrenos alagados, devido ao acúmulo de sedimentos oriundos dos rios Mundaú e Paraíba do Meio . O mar também contribuiu com sedimentos, fechando as fozes dos respectivos rios, formando assim o que hoje conhecemos por Lagoas Mundaú e Manguaba, um dos maiores complexos estuarinos do Brasil .

Foi sobre esses alagadiços e restingas que a cidade de Maceió cresceu. Dois bairros da capital abrigam pouco menos da metade da população , são eles: Benedito Bentes e Jacintinho, ambos com 200 mil habitantes cada. O Jacintinho é um bairro próximo ao centro da cidade, cercado por grotas e, apesar de ser vizinho da área mais valorizada da cidade, possui habitantes com baixa renda em sua maior parte. Já o Benedito Bentes é um conjunto habitacional criado há mais de vinte anos que, atualmente, abriga muitos outros conjuntos ao seu redor, que juntos às favelas e grotas formam o bairro. Já tramitou na Câmara Municipal de Maceió uma proposta para o desmembramento do Benedito Bentes de Maceió, transformando-o em uma nova cidade, porém, sem sucesso. Maceió possui sete Regiões Administrativas.

Situa-se na faixa costeira do Nordeste oriental, inserida nos domínios da Mata Atlântica . Estende-se por uma área de aproximadamente 500 km², dos quais 212 km² compõem sua área urbana .

Sua altimetria varia entre 0 metro ao nível do mar e 20 metros na planície litorânea, passando entre 20 e 180 metros nas encostas e nos topos dos tabuleiros e 300 metros no topo da serra da Saudinha, extremo norte do município.

Localização

Localizada na parte central da faixa litorânea do estado de Alagoas, inserida na mesorregião do Leste Alagoano e microrregião que leva seu nome, o município de Maceió estende-se entre os paralelos 09°21'31” e 09°42'49” de latitude sul e os meridianos 35°33'56” e 35°38'36” de longitude oeste, ocupando uma área de aproximadamente 511 km², o que corresponde a 1,76% do território alagoano.

Capital do estado de Alagoas, Maceió limita-se: ao norte com os municípios de Paripueira , Barra de Santo Antônio , São Luís do Quitunde , Flexeiras e Messias ; ao sul, com o município de Marechal Deodoro e Oceano Atlântico ; a oeste faz fronteira com Rio Largo , Satuba , Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco ; a leste, com o Oceano Atlântico .

Clima

Considerando a localização na Região Nordeste do Brasil, em plena zona tropical e banhada pelo Oceano Atlântico, apresenta clima quente e úmido, que segundo a classificação climática de Köppen corresponde ao tipo As' , caracterizando por apresentar-se sem grandes diferenciações térmicas e precipitação concentrada no outono e inverno. As temperaturas médias mensais oscilam em torno de 25,1°C. A máxima mensal atinge 29,9°C e a mínima 20,8°C, apresentando uma amplitude térmica anual de 9°C. A umidade relativa do ar é em média de 79,2%, sendo julho o mês mais úmido e novembro o mais seco. O índice pluviométrico é sempre superior a 1.410mm/ano.

Maceió tem, segundo pesquisas, a segunda melhor água potável do Brasil, possui clima tropical , a menor temperatura registrada na capital foi 11,3°C, no dia 16 de junho de 1980 , tendo dias ensolarados durante 270 dias do ano.

Hidrografia

Os cursos d'água, que drenam o município, apresentam-se perenes com direcionamento conseqüente de extensão aproximada de 12Km . Suas principais cabeceiras localizam-se na serra da Saudinha (rios Meirim, Saúde e Prataji) nos tabuleiros (riachos Reginaldo, Jacarecica, Doce e o rio Suaçaui), alguns próximos à área urbana do município, nas proximidades dos conjuntos residenciais: Henrique Equelman, Moacir Andrade e do Parque Residencial Benedito Bentes I e II.

As bacias hidrográficas destes rios apresentam na sua maioria um padrão de drenagem dendrítico, tendendo a paralelo em escoamento, exorreico; formando canais distribuídos de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª ordens, cada uma recebe dos tributários de ordens inferiores. Quanto à forma de seus vales, no alto curso é marcado por vale em "V" agargantado. No médio curso assemelha se ao anterior, mas com fundo chato e margens um pouco afastadas e altas dos tabuleiros que os rodeiam. O baixo curso apresenta se na forma de uma baixada larga típica de "rias", com vale em calha, leito raso, entulhado e de foz flutuante pelas vagas que movimentam os bancos arenosos. Os riachos são paralelos, com regime de enxurradas de outuno inverno ou por chuvas ocasionais de primavera e originam se em uma estrutura monoclinal, entalhada, por ocasião dos movimentos eustáticos negativos que os levaram a tangenciar o nível do mar.

Demografia

Maceió possui uma população de 896.965 habitantes, segundo a contagem realizada pelo IBGE em 2007 , [1] o que resulta numa densidade demográfica de 1.755,3 habitantes/km². 99,7% da população situa-se na chamada zona urbana do município e apenas 0,3% na área rural. Atualmente possui mais de 504 mil eleitores. (Fonte: TRE-AL, Junho de 2008).

Vegetação

Maceió apresenta vegetação herbácea (gramíneas) e arbustiva (poucas árvores e espaçadas). Além destas, Maceió possui também a Mata Atlântica . Essas vegetações estão associadas a um sistema regulado de chuvas.

A vegetação natural encontra-se bastante degradada em algumas áreas isoladas dos tabuleiros costeiros e principalmente nas encostas. Ocorrem remanescentes de floresta ombrófila secundária (mata atlântica) e descaracterizada (macega-capoeira). No baixo curso dos rios ocorrem formações pioneiras aluviais e na sua foz, a influência da maré alta, dá origem a formações flúvio-marinhas mangues.

Relevo

O relevo do município de Maceió apresenta um predomínio de terras baixas com altitudes inferiores a 100 metros, ocorrendo, no entanto na porção norte-noroeste áreas que alcançam mais de 160 metros. A Serra da Saudinha alcança 300 metros.

Estruturalmente são encontradas três unidades: a Planície ou Baixada Litorânea, os Tabuleiros Costeiros e o Maciço Cristalino da Saudinha.

A Planície Litorânea compreende a área de menor expressão espacial e de menor altitude, 0 a 10 metros. De origem recente (quaternária), nela predominam as formas de acumulação marinha, fluvial, flúvio-marinha, flúvio-lacustre e eólica, representadas por terraços, pontas arenosas, restingas, cordões litorâneos, ilhas flúvio-marinhas, recifes e lagunas.

Os Tabuleiros Costeiros são uma superfície de agradação composta basicamente por terrenos plio-pleistocênicos, também conhecidos como baixo planalto sedimentar costeiro. Apresenta relevo tipicamente plano com suaves ondulações e altitudes em geral inferiores a 100 metros.

Na faixa costeira, o trabalho de abrasão marinha (antes do presente), estabelecia contato direto do oceano sobre as encostas do tabuleiro deram origem às falésias fósseis, separadas atualmente do oceano por depósitos quaternários.

São cortados transversalmente por rios que correm em cursos paralelos, separados por interflúvios tabuliformes (dissecados e aplanados), formando vales e encostas fluviais, várzeas e lagunas. Destacam-se o Prataji e seus afluentes Messias ou Prata (integrante do Sistema Pratagy); Meirim e seu afluente, o Saúde; o Estiva e o Sapucaí (divisa com Paripueira); além dos riachos: Carrapatinho, do Silva (que já abasteceu Maceió até a década de 50), Reginaldo, Jacarecica, Garça Torta, Doce. Nos baixos cursos dos rios a ação das marés dão origem a manguezais que ocorrem ao longo de todo litoral, principalmente na ilha do Lisboa e na foz dos rios Prataji, Meirim, Estiva e Sapucaí.

No extremo norte-noroeste do município, cercado pelos Tabuleiros Costeiros, ocorre uma área de rochas cristalina (serra da Saudinha), formada por um esporão granítico, profundamente dissecados em encostas com níveis entre 160 e 300 metros, que corresponde a borda residual da porção meridional do Planalto da Borborema comandada pela referida serra, uma rede hidrográfica divergente drena suas águas diretamente para o Oceano Atlântico.

Fontes: Wikipédia

Atrativos Turístico em MACEIÓ


Sites de Hoteis e Pousadas em MACEIÓ:

Serviços Encontrado na Cidade de MACEIÓ: