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Estudo mostra que Goiânia está acima da média.
Pesquisa revela que Goiânia supera média nacional em infra-estrutura, serviços, equipamentos turísticos e capacidade empresarial, mas ainda peca em atrativos e marketing
Gerlind Carvalho
Feira Cora Coralina: A oferta de atrativos turísticos deixa Goiânia abaixo da média nacional
Mauro Junio
Jardim Japonês do Cerrado: diversificação turística
Marco Monteiro
Parque Mutirama: um dos principais atrativos
Lorranne Tavares - Goiânia

A Fundação Getúlio Vargas e o Ministério do Turismo apresentaram, na sede do Sebrae em Goiás, durante o Seminário Técnico sobre Competitividade dos 65 Municípios Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, o Estudo de Competitividade Turística de Goiânia. As pesquisas que subsidiaram o estudo foram realizadas na cidade durante cinco dias e complementadas por fontes oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Assim como Goiânia, os 65 municípios indicados pelo Ministério com indutores do turismo brasileiro também tiveram um estudo sobre sua competitividade turística realizado. O objetivo dos estudos é servir como subsídio para o planejamento de estratégias que visem o incremento da competitividade do turismo nos municípios. 

Para dimensionar os resultados, foram atribuídas pontuações e pesos às perguntas de modo a captar a importância de cada uma delas para o resultado geral, conforme consenso de representantes do Ministério do Turismo, setores públicos e privados, Sebrae e outras entidades. A média ‘Brasil' divulgada pelo Estudo se refere aos 65 municípios pesquisados.

Goiânia

O estudo revela que em Goiânia, as pontuações estão acima da ‘média Brasil' na maioria dos aspectos analisados. Em infra-estrutura, o destaque é ainda maior. Enquanto a média nos 65 municípios indutores ficou em 63,3 pontos, Goiânia computou 72,8 pontos. Os serviços e equipamentos turísticos da capital goiana também estiveram entre os melhores, uma vez que a média das capitais indutoras esteve em 56,1 pontos e Goiânia recebeu a pontuação 57,8.

Para a pesquisa, não é só o turismo goianiense que se apresenta como promissor, mas também sua economia, que recebeu a pontuação 62, enquanto a média dos outros pesquisados totalizou apenas 56,7 pontos. Uma justificativa para esta força econômica pode estar na capacidade empresarial, outro aspecto abordado pelo estudo: Goiânia recebeu 76,5 pontos , muito além da pontuação nos 65 municípios (51 pontos).

No entanto, segundo o Estudo, a cidade perde no quesito atrativos turísticos: são 48,7 contra 57,6 pontos da média ‘Brasil'. Goiânia também está aquém dos demais indutores no que diz respeito ao marketing da cidade (21,4 contra 46,3). Para deficiências como estas, o Seminário Técnico tem em seu segundo dia de realização (hoje, 1º de agosto) a elaboração de linhas de atuação, levantadas junto às autoridades e dirigentes locais.

Principais resultados

Dimensões Brasil*

Macro- região

Capitais Não-Capitais Goiânia
Total Geral 52,0 50,8 59,3 46,7 60,9
Infra-estrutura Geral 63,3 62,0 70,5 58,1 72,8
Acesso 58,7 58,2 69,9 50,8 63,4
Serviços e Equip. Turísticos 44,3 41,6 56,1 35,9 57,8
Atrativos Turísticos 57,6 54,7 55,8 58,9 48,7
Marketing 37,7 28,0 46,3 31,7 21,4
Políticas Públicas 50,3 52,1 55,0 46,9 57,6
Cooperação Regional 48,9 50,6 48,6 49,2 75,7
Monitoramento 34,8 34,2 41,6 30,0 43,3
Economia Local 56,7 60,7 64,7 50,9 62,0
Capacidade Empresarial 51,0 47,6 72,1 35,9 76,5
Aspectos Sociais 57,2 54,1 62,5 53,5 72,1
Aspectos Ambientais 58,2 58,9 62,6 55,1 68,4
Aspectos Culturais 54,7 50,0 60,2 50,8 70,4

Fonte: MTB/FGV (*): o resultado Brasil reflete a amostra das 65 cidades analisadas

Serviço:
I Seminário Técnico sobre Competitividade dos 65 Municípios Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional
Data: 31 de julho e 1º de agosto de 2008
Local: Auditório do Sebrae (Av. T-3, nº1000, Setor Bueno – Goiânia/GO)
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268

Fontes: Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás)


Estudo de Competitividade Turística de Goiânia - IBGE - RAIS - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Municípios Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional - Seminário Técnico sobre Competitividade - Fundação Getúlio Vargas e o Ministério do Turismo