... Hospede o seu site com a ArmazemWeb ..

Tá estressado ? Chalé, Natureza e descanso... ..... Usuários online ....Tá estressado ? Chalé, Natureza e descanso...


Notícias sobre a Cidade de Goiás Goiás Velho

Lúcia Vânia anuncia Procissão do Fogaréu em Vila Boa de Goiás

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) anunciou, em pronunciamento da tribuna, a realização, na noite desta quarta-feira (31), da Procissão do Fogaréu, em Vila Boa de Goiás, cidade histórica de seu estado, conhecida oficialmente como Vila Boa de Goiás.

De acordo com Lúcia Vânia, a procissão, uma tradição dos goianos que completa hoje 265 anos, é a principal atração da Semana Santa na Cidade de Goiás.

- A celebração da Semana Santa é muito importante não somente para os cristãos, mas para toda a humanidade, já que serve para fortalecer o sentimento de esperança, de solidariedade e de libertação. Na sociedade atual a Semana Santa vem perdendo o clima religioso popular, porém sobrevivem manifestações [como a Procissão do Fogaréu] de devoção centralizada na Paixão de Cristo - disse.

Fontes: Agência do Senado


Outros links sobre a Cidade de Goiás

História para Vestibular.... Fotos.... Museus.... Igrejas.... Patrimônio.... Monumentos.... Ecoturismo.... Hoteis


Notícias sobre a Cidade de Goiás Goiás Velho

7° Festival Gastronômico e Cultural na Cidade de Goiás Velho

Festa de São Benedito na Cidade de Goiás Velho

As Contradições da Cidade de Goiás Velho

Cidade de Goiás ganha novo Aeródromo

Governador de Goiás Alcides Rodrigues entrega asfalto na Cidade de Goiás Velho

Governador de Goiás Alcides Rodrigues anuncia duplicação da GO-070 até a Cidade de Goiás Velho

Cidade de Goiás receberá mais uma vez o título de Capital administrativa do Estado de Goiás

Cidades Históricas Goianas Vão Receber Recursos.

6ª Cavalgada Acieg terá show de Chrystian e Ralf

Cidade de Goiás ganha novo Aeródromo

Agepel abre inscrições para shows do XII FICA

Lúcia Vânia anuncia Procissão do Fogaréu em Vila Boa de Goiás

Fogaréu na Cidade de Goiás Reuniu Milhares de Moradores e Turistas.


Goiás é um município brasileiro do estado de Goiás . Sua população estimada em 2005 era de 26.705 habitantes de acordo com o IBGE . O município foi reconhecido em 2001 pela UNESCO como sendo Patrimônio Histórico e Cultural Mundial por sua arquitetura barroca peculiar, por suas tradições culturais seculares e pela naturaza exuberante que a circunda.

História

Descobertas as Minas Gerais de um lado e as minas de Cuiabá , de outro, no século XVII , uma idéia renascentista (a de que os filões de metais preciosos se dispunham de forma paralela em relação ao equador) iria alimentar a hipótese de que, entre esses dois pontos, também haveria do mesmo ouro. Assim, foram intensificadas as investidas bandeirantes, principalmente paulistas, em território goiano, que culminariam tanto com a descoberta quanto com a apropriação das minas de ouro dos índios goiases, que seriam extintos dali mais rapidamente que o próprio metal. Ali, onde habitava a nação Goiá , Bartolomeu Bueno da Silva fundaria, em 1726 , o Arraial de Sant'Anna .

Pouco mais de uma década depois, em 1736 , o local seria elevado à condição de vila administrativa, com o nome de Vila Boa de Goyaz (ortografia arcaica). Nesta época, ainda pertencia à Capitania de São Paulo . Em 1748 foi criada a Capitania de Goiás , mas o primeiro governador, dom Marcos de Noronha , o Conde dos Arcos, só chegaria ali cinco anos depois.

Com ele, instalou-se um "Estado mínimo" e, logo, a vila transforma-se em capital da comarca. Noronha manda construir, então, entre outros prédios, a Casa de Fundição, em 1750, e o Palácio que levaria seu nome (Conde dos Arcos), em 1751. Décadas depois, outro governador - Luís da Cunha Meneses , que ficou no cargo de 1778 a 1783-, cria importantes marcos, fazendo a arborização da vila, o alinhamento de ruas e estabelecendo o primeiro plano de ordenamento urbano, que delineou a estrutura mantida até hoje.

Com o esgotamento do ouro, em fins do século XVIII , Vila Boa teve sua população reduzida e precisou reorientar suas atividades econômicas para a agropecuária, mas ainda assim cultural e socialmente sempre esteve sintonizada com as modas do Rio de Janeiro, então capital do Império. Daí até o início do século XX , as principais manifestações seriam de arte e cultura, com sarais, jograis, artes plásticas, literatura, arte culinária e cerâmica - além de um ritual único no Brasil, a Procissão do Fogaréu, realizada na Semana Santa.

Goiás Velho - Arquitetura do Brasil Colonia

Entretanto, a grande mudança, que já vinha sendo ventilada há muito tempo, foi a transferência da capital estadual para Goiânia , nos anos trinta e quarenta , coordenada pelo então interventor do Estado, Pedro Ludovico Teixeira. De certa forma, foi essa decisão que preservou a singular e exclusiva arquitetura colonial da Cidade de Goiás.

Geografia

Clima

O clima é caracterizado por dois períodos distintos: um seco, com ausência quase que total de chuvas no inverno, que vai de maio a setembro e outro chuvoso, com abundância de águas, no verão que vai de outubro a abril. A temperatura média anual é de aproximadamente 23 graus, sendo os meses de setembro e outubro os mais quentes e junho e julho os mais frios.

Vegetação

A vegetação típica de Goiás é a mesma do Cerrado.

Hidrografia

O município de Goiás é cortado pelo Rio Vermelho (afluente do Rio Araguaia ) e está situado na bacia do Tocantins-Araguaia, que desagua no Amazonas.

Ecologia

O munícipio possui diversas áreas a serem preservadas com cachoeiras e riachos. Parque da Carioca - APA da Serra Dourada - APA da Cidade de Goiás ARIE Águas de São João - Reserva Biológica da UFG.

Cultura

Movimentos Culturais

O município sedia anualmente o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental - FICA. A procissão do Fogaréu traz mais de dez mil visitantes todo ano à cidade. A Cidade de Goiás tem em sua história e formação uma relação muito ligada as culturas Africanas e indigenas, essa relação fica ainda hoje explicita em divérsas manifestações culturais por toda a cidade um exemplo são duas escolas "Espaço Cultural Vila Esperança" e "Quilombinho". Além desses exemplos temos também O Grupo de Capoeira Angola Candeias do Metre Chuluca e dos meninos de angola, todos esses movimentos fazem da cidade um caldeirão de cultura e ressistência.

Museus

Museu das Bandeiras - 1766
  • Museu das Bandeiras : funcionando na antiga Casa de Câmara e Cadeia, tem acervo com peças e mobiliário do século XVIII.
  • Palácio Conde dos Arcos : tem acervo com obras do século XVIII, utensílios domésticos, pertences, artes decorativas e mobiliário dos antigos governantes.
Igreja da Boa Morte
  • Museu de Arte Sacra da Igreja da Boa Morte : tem o maior acervo do escultor barroco Veiga Vale, reunindo mais de 100 peças, e também coleções de prataria. A igreja foi construída em 1779.
  • Casa de Cora Coralina : museu permanente com objetos pessoais da poetisa de mesmo nome

Monumentos

  • Casa de Bartolomeu Bueno : residência histórica do Anhangüera, a sua fachada conserva as características do estilo colonial
Chafariz de Cauda - 1778
  • Chafariz de Cauda : localizado no Largo do Chafariz, é uma construção com padrões do século XVIII (1778).
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário : conhecida como antiga igreja dos pretos, foi demolida e reconstruída em estilo neogótico em 1733, possivelmente para apagar traços negros da história do município. No seu interior, tem afrescos do pintor Nazareno Confaloni, feitos na segunda metade do século XX.
  • Catedral de Santana : localizada na Praça do Coreto, é um edifício feito de adobe e recém-restaurado.
  • Igreja Nossa Senhora da Abadia : capela do século XVIII, tem afrescos no teto.
  • Igreja de Santa Bárbara : apresenta retratos de compositores goianos do século XIX feitos pelo artista Amaury Meneses.
  • Igreja Nossa Senhora do Carmo : edifício que é sede da Irmandade Senhor Jesus dos Passos
  • Mosteiro da Anunciação : edifício religioso, no qual os frades produzem artesanato de barro.
  • Convento dos Padres Dominicanos : edifício do século XIX que guarda uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, trazida por religiosos franceses.
  • Quartel do Vigésimo Batalhão de Infantaria : De onde saíram soldados para a Guerra do Paraguai. Até o final da década de 1990 abrigou o 11-010 Tiro de Guerra do Exército Brasileiro.

Turismo

O município tornou-se um grande centro turístico depois que foi tombada patrimonio histórico e permite praticamente uma viagem no tempo do Brasil colonial.

Rodovias

A partir de Goiânia pela GO-070 . A partir de Brasília, deve-se tomar a BR-060 até Anápolis , desviando então para Nerópolis e Inhumas , onde se atinge a GO-070 para Itauçu .

Fontes: Wikipédia