... ...

Tá estressado ? Chalé, natureza e descanso.........Tá estressado ? Chalé, natureza e descanso...



Voltar

Perguntas e Depoimentos sobre Distúrbios do Sono :  Insônia  - Narcolepsia - Apnéia Obstrutiva do Sono - Paralisia do Sono - Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) - Sonambulismo

Faz muitos anos que sofro de sonambulismo, sei que isso é normal, mas meu sonambulismo tem um diferencial, que nunca li em literatura médica alguma: fico consciente durante minhas crises e me lembro de tudo o que aconteceu. 
Durante o meu sonambulismo, que ocorre por volta das três da madrugada, levanto e sento na cama várias vezes, converso com "pessoas" imaginárias como se estivesse dramatizando meus sonhos e vejo essas pessoas como se estivessem comigo no meu quarto. Ando pelo quarto, entre outras coisas, o interessante é que fico semi-consciente, tenho certo controle sobre isso, mas não o suficiente para neutralizar o episódio, e lembro de tudo no outro dia.
Já fui em dois psiquiatras e não conseguirem entender, ou pelo menos não conseguiram me explicar o que é isso, mas os dois diagnosticaram Crise de ausência. Porem ,não tenho nenhuma característica marcante de crise de ausência, e fico confusos por isso. Foi-me receitado Rivotril 2 mg, mas parei de tomar por que estava me atrapalhando nos estudos e estava me deixando depressivo.
Tenho 25 anos, saúde normal, trabalho, estudo (Estudante de Psicologia), relacionamentos sociais dentro do normal, a única patologia que considero que tenho é Acrofobia...
Ah, tenho também crises de Paralisia do sono e já tive umas quatro convulsões durante o sono, nessas convulsões acordo tendo elas e não perco a consciência, porem, já fiz Eletroencefalograma e não foi diagnosticado epilepsia. E isso é mais uma coisa que os Psiquiatras não descobriram!
Queria ter uma explicação de base biológica para esses problemas, principalmente o do sonambulismo e das convulsões, tenho uma teoria de base psicanalítica que internalizo meus problemas e à noite não posso controlá-los. Mas, será isso mesmo?

Resposta

Provavelmente um antidepressivo tricíclico resolve esses problemas, com exceção das convulsões, que devem ser investigadas e tratadas de acordo.

olá tenho 16 anos , hoje eh dia 12/11/06 , estava lendo vários depoimentos e vi q esses depoimentos se encaixavam com os meus ..
No dia 11/11/06 tive uma experiência muito estranha .. enquanto dormia , acordei no meio da madrugada com o corpo preso a cama , não conseguia me mexer de jeito nenhum fiquei assustado e comecei a gritar o nome da minha Mãe, mais minha voz saia falhada e bem baixa ... depois de uns 15,20 segundos consegui me mexer, meu amigo teve a mesma experiência q a minha .. só q a dele foi três vezes , antes de eu ter essa experiência meu amigo já havia comentado comigo ...ao acontecer isso a primeira pessoa que resolvi contar foi para ele, ele disse que a terceira e última experiência que ele teve , acordou no meio da noite e começou a ouvir vozes mto estranhas .. bem altas como se tivesse gritando com ele .. conseguiu olhar pro lado e viu o pai dele rezando por ele...estava pesquisando na net o q poderia ser isso .. mtos dizem q podem ser casos sobrenaturais como demônios tentando te pertubar durante a noite , outras dizem que seu espírito está tentando sair do corpo .. dizem também se vc relaxar vc pode viajar , é possível vc ver ate seu corpo de noite fora dele ...outros dizem que é os soldados do Vietnam , dizem que eh uma velha bruxa canadense sentando em cima do seu peito bla bla bla bla bla...mtos boatos correm , mais na verdade queria saber com vc c isso pode ser espiritual mesmo ? ou se é apenas uma paralisia do sono mental ?

Descobri a alguns meses que sofro de Narcolepsia com Cataplexia, porém uma tarde logo após acordar de um cochilo rápido acordei simplesmente sem visão nenhuma, completamente cego dos dois olhos, esta crise durou aproximadamente de cinco a dez minutos logo após fui recuperando a visão, porém depois do ocorrido as vezes enxergo as coisas meio sombreadas, isto faz mais ou menos uma semana gostaria de saber se tem alguma relação com a Narcolepsia com Cataplexia.

Resposta

Sim, esses dois distúrbios do sono (Narcolepsia e Cataplexia podem ocorrer na mesma pessoa). Ambos são tratáveis.

Há dezoito anos eu tenho paralisia do sono, tudo começou aos 15 anos, com formigamento na cabeça e tinha que fazer uma força enorme para acordar e via tudo ao meu redor, sofria muito com isso, pois tinha medo de não mais acordar e todas as vezes que isso acontecia, eu rezava e acordava. Após cinco anos eu tive uma muito forte, senti alguém nitidamente tentando me enforcar e acordei chorando, foi quando resolvi procurar um neurologista, que receitou vários remédios para dormir melhor. Tomei esses remédios por seis anos, porém eu ficava muito mal, lenta, esquecia as palavras, foi quando resolvi parar de tomar esses remédios e tudo voltou novamente a acontecer. Com o tempo a coisa evoluiu, não fazia mais tanto esforço para acordar, porque percebi que meu espírito saia do corpo com muita facilidade, mais sempre tive muito medo de me entregar ao desconhecido mesmo sendo espírita hoje, continuo com medo, dizem que é mediunidade, só que eu acho que é muito sofrimento, procuro aceitar e rezar bastante, mais não quero voltar a tomar mais medicamentos pois melhora uma coisa e piora outra, hoje tenho certeza que morrerei com isso.

Resposta

Geralmente o que se usa para Paralisia do Sono são Antidepressivos em doses muito baixas, que não costumam provocar colaterais.

Eu hoje pela primeira vez tive das experiências mais assustadoras durante o sono da minha vida. Durante o sono, ao adormecer, sentia um formigueiro na cabeça e barriga e sentia que ia morrer. Tinha a plena consciência d tudo o q estava a minha volta e todos os sons que eu ouvia eram repetidos na minha cabeça e não me conseguia mexer. O que é isto ? Paralisia de sono ? E como a trato ?

Sim, pode ser paralisia do sono. O tratamento costuma ser muito simples. Procure um psiquiatra ou um neurologista.

Boa noite ! Eu hoje pela primeira vez tive das experiências mais assustadoras durante o sono da minha vida. Durante o sono, ao adormecer, sentia um formigueiro na cabeça e barriga e sentia que ia morrer. Tinha a plena consciência d tudo o q estava a minha volta e todos os sons que eu ouvia eram repetidos na minha cabeça e não me conseguia mexer. O que é isto ? Paralisia de sono ? e como a trato ?

Resposta

Sim, pode ser paralisia do sono, facilmente tratada por um psiquiatra ou neurologista.

Primeiramente gostaria de parabenizar o Site e ao Dr. Rubens por tirar nossas dúvidas de forma tão generosa. Dr. Sofro há 8 anos de depressão e meu diagnóstico é Transtorno Bipolar. Atualmente fiz uma Polissonografia que detectou que sofro de Apnéia do Sono. Pergunta -1) Com anos de noites mal dormidas, devido a Apnéia, a pessoa pode ter algum quadro de surto psicótico? Resposta: Nenhuma relação. Pergunta-2) A fadiga que sinto é a pior sensação que tenho da depressão. Se for o caso de eu usar o aparelho CPAP, essa depressão e a fadiga podem "ir embora" definitivamente? 

Resposta

Muito provavelmente sim, ambas.

Olá, sei que tenho alguns distúrbios do sono, não paro durante à noite, mexo pernas e braços o tempo todo, assustando quem dorme ao meu lado. Acharia o ronco comum se fosse do sexo masculino ou obesa, mas este não é o caso, sendo que o ronco ocorre mesmo não dormindo de barriga para cima. Meu sono é sempre muito pesado, tanto que nunca lembro de sonhos e algumas vezes ouço relatos de ter levantado durante o sono sem me lembrar de absolutamente nada, indicando assim o sonambulismo na vida adulta.

tenho 22 anos e venho sentindo estes sintomas há, pelo menos, 6 anos. Resolvi procurar na net sobre dormência ao dormir e acabei caindo neste site. Lendo alguns dos depoimentos percebi que alguns dos sintomas são parecidos com os meus, mas nem tudo é igual. Perguntei a um a clinica geral sobre uma certa dormência na nuca (na verdade não deu tempo de explicar bem) e ela me disse que não era nada. Mas isto que sinto está me incomodando muito e atrapalhando o meu rendimento na faculdade. Gostaria de confirmar se o que tenho pode ser paralisia do sono. Durante à noite, quando deito na cama, demoro muito a dormir...de repente, quando começo a pegar no sono minha nuca começa a "formigar", aí não consigo mais mexer meu corpo, minha respiração começa a ficar muito difícil (tenho q fazer força para respirar). Assim como nos outros depoimentos, também percebo tudo a minha volta...só consigo "acordar" quando após várias tentativas de me mexer, eu finalmente realizo algum movimento, daí eu consigo me mexer normalmente. Porém, eu volto com um sono tão grande que às vezes eu nem consigo levantar da cama e volto a entrar em "transe" novamente. Isso não acontece todas as noites, mas acontece várias vezes durante uma noite, o que acaba me deixando com muito sono durante o dia...fico com dificuldade em acompanhar aulas e tudo mais, fico de mau humor...As vezes fico até com medo de morrer por falta de ar. Por favor, só gostaria de saber se isto pode ser a paralisia do sono e se é possível morrer (com falta de ar) durante alguma dessas crises....Quando entro neste período fico muito ansiosa para dormir com medo de morrer durante o sono.

Resposta

Bom dia. pode ser sim uma paralisia do sono, que costuma ser tratada sem nenhuma dificuldade.

Olha tive SP por muito tempo como entrei no site de vcs encontrei uma coisa interessante sobre sono, começou no 1ºsemestre de 2004, simplesmente eu estava na sala de aula e escrevendo eu não percebia que dormia, só que quando olhava meu caderno vi que tentara escrever enquanto estava apagada mas só tinham alguns rabiscos não muito nítidos, e tbm durante o dia amolecimento completo de meu corpo era como se caísse a pressão tinha que dormir perdia as sensações de todo meu corpo que ficava adormecido e por mais que tentasse me levantar não conseguia, como isso ainda ocorre quero saber se me encaixo em algum distúrbio do sono. Obrigada. OBS: as crises de perda da sensibilidade do corpo normalmente ocorriam entre as 18:00hrs e 19:00hrs. 

Resposta

Bom dia. Procure um neuro ou um psiquiatra pq pode ser Narcolepsia.

Tenho 30 anos, sempre trabalhei com máquinas e transporte. A partir de 2000 comecei a ter problemas de sono, com todos os sintomas clássicos da Narcolepsia: momentos de sono sem precedentes durante o dia, perda do tônus muscular e alucinações nos primeiros minutos do sono noturno. atualmente estou fazendo uso do Metilfenidato, como trabalho operando máquina (carregadeira-escavadeira) acabo tomando até 40 mg diárias.

Resposta

Primeira hipótese (sem te conhecer): dose insuficiente para seu peso corporal.

Às vezes eu acordo assustado de madrugada sinto a impressão de que alguém esta me enforcando e acordo várias vezes seguida durante a noite o que pode ser isso?

Resposta

Pode ser paralisia do sono.

Às vezes, durante a noite eu acordo com um pouco de falta de ar e com sensação de formigamento nas mandíbulas como se estivesse feito um esforço mastigatório muito forte e ao mesmo tempo enxergo, durante alguns minutos, pequenas alucinações visuais de figuras geométricas coloridas que tomam quase todo o campo visual se os meus olhos estão abertos. Passado alguns minutos este quadro desaparece e eu volto a dormir. O que poderia estar causando isso ? Tenho 41 anos, não sou obeso e pratico esportes, além disso não fumo e não bebo e evito comer muito antes de dormir. Também não apresento sonolência significativa durante o dia.

Resposta

Pode ser uma pequena paralisia do sono, que não traz maiores problemas além desse desconforto. Peça p/ teu psiquiatra tratar, geralmente é super simples

Tenho durante meu sono, "pesadelos" que parecem reais e sinto falta de ar, não consigo pronunciar as palavras de maneira correta, meu corpo fica completamente imóvel, sinto que vou morrer, porém tenho consciência de tudo a minha volta. Só consigo voltar a realidade, quando minha esposa me sacode, tirando-me deste estado. Isso já ocorre a mais de 05 anos. Pergunto se isso é uma doença, e se há tratamento para tal caso?

Resposta

Sim, pode ser Paralisia de Sono. O tratamento costuma ser simples.

Olá em 1999 desenvolvi a doença de síndrome do pânico, mas com ajuda psicológica e homeopatia pode me considerar 99% curada, as vezes tenho crises de pequena intensidade e tempo. Faz anos que tenho um sono incontrolável, durmo que qualquer lugar e hora, no ônibus, no estofado, no restaurante, a noite meu marido esta conversando comigo, simplesmente apago, tenho um sono pesado, dificilmente acordo a noite, me agito pouco durante a noite, as vezes acordo na mesmo posição que deitei. Este sono esta começando a atrapalhar meu relacionamento com meu marido, pois não consigo assistir um filme com ele, ir ao cinema, etc.

Resposta

Em http://www.mentalhelp.com/sono.htm veja se identifica a causa dessa Sonolência Excessiva Diurna. E procure um psiquiatra ou neurologista para tratar.

Li numa bula do medicamento Rivotril duas síndromes que me chamaram atenção. A primeira é a Síndrome das pernas inquietas e a segunda e a síndrome da boca ardente. Gostaria de saber maiores informações pois minha mãe é muito agitada e acorda a noite para balançar as pernas por uma meia hora até se aquietar e dormir novamente. Desde já agradeço as informações ou sites relacionados pra que eu possa pesquisar.

Resposta

Estou escrevendo a página sobre Pernas Intranqüilas. Enquanto isso procure no Google com "Restlesslegs". Quanto à SBA, o nome é engraçado, mas é esse mesmo.

Bem...Tenho quinze anos e há uns dois anos atrás foi a primeira vez que tive paralisia do sono...Nunca fui ao médico para saber se era realmente isso o que eu tinha (e tenho), mas fiz várias pesquisas e cheguei a conclusão de que é realmente isto... Então lá vão minhas perguntas...Queria saber como pode na paralisia do sono, a pessoa ainda estar dormindo e conseguir (às vezes) abrir olhos e ver tudo que está ao seu redor (como aconteceu comigo um dia, em que eu estava paralisada e pude ver minha irmã comigo no quarto, e quando acordei de verdade ela realmente estava lá, e ela ainda escutou eu querendo chamá-la só que com muita dificuldade).

Bom, tenho 19 anos, sou estudante, e ultimamente vivo sem saber o que é, se tem cura, ou é simplesmente normal?! A uns 5 anos venho tendo isso. Quando durmo profundamente e até mesmo essas sonequinhas rápidas, eu tenho a sensação de ver meu corpo deitado na cama , seja onde for que esteja descansando, mas só que nisso tenho sonhos sempre iguais e sempre com uma mesma pessoa nunca consigo ver o rosto, mas sempre sonho a mesma coisa, ou as vezes em estamos em lugares diferentes, quando sonho fico totalmente consciente, e quando acordo também , só que não consigo me mexer , meu corpo fica todo paralisado, já ouvi falar de fatos sobre viajem extra física, mas preciso de ajuda, já consultei terapeutas e não souberam o que era, por favor editem esse texto, para q outras pessoas q têm possam ficar aliviadas um pouco.

Resposta

Provavelmente os terapeutas não concluíram nada porque quase certamente é um Distúrbio do Sono, tratado com medicamentos, após uma Polissonografia.

Tenho 30 anos, há 10 anos tenho tido episódios que chamo de "apagões". Sou tomada por um sono incontrolável durante o dia. Sinto que ele vem e me encosto ou deito em algum canto; ali fico imóvel. Não consigo me mexer , nem falar, mas escuto perfeitamente; fico consciente. O que pode ser isso?

Resposta

Pode ser Narcolepsia. Tem tratamento relativamente simples.

Gostaria de relatar algumas coisas que ocorrem freqüentemente comigo, para saber se vocês podem me dar uma resposta. De um tempo pra cá comecei a ter sonolência excessiva durante o dia, e insônia durante a noite, sou uma pessoa muito medrosa, morro de medo de coisas sobre naturais, além de tudo isso, quando estou quase dormindo, ou quase acordando, me sinto paralisada, mas totalmente consciente, escuto tudo ao meu redor, é como se eu estivesse acordada e ao mesmo tempo paralisada. às vezes ainda tenho "sonhos" ou alucinações muito reais. Outras vezes sinto como se "minha alma saísse do corpo", chego até mesmo ver o meu corpo deitado na cama, como se eu tivesse realmente saído dele. É mais ou menos isso. Por favor, me ajudem! Espero resposta!

Resposta

Vários distúrbios do sono mesmo ! Provavelmente Sonolência Excessiva Diurna (SED), insônia à noite e paralisia do sono. Vá a um neuro ou psiquiatra com experiência (nem todos tem) na área e faça uma consulta. Provavelmente ele vai pedir uma Polissonografia e resolver o problema sem grandes dificuldades.

Há um tempo atrás, numa manhã, acordei sem conseguir movimentar todo o lado esquerdo do meu corpo. Porém, com o passar do tempo naquela manhã, a comunicação entre o cérebro e os membros esquerdos foi voltando ao normal. Depois desse acontecimento, nunca mais consegui levar uma vida normal tendo dores de cabeça freqüentes, principalmente na nuca, entre outros sintomas desagradáveis como falta de ar, dormência em algumas partes do corpo, pressão na região da cabeça, muitos gases (já tinha anteriormente) etc... Procurei orientação médica quando me solicitaram vários exames (Eletroneuromiografia, Hemograma, Ressonância Magnética). Não deu em nada. Gostaria de saber se existem outros exames (neurológicos ou...) para investigar esses problemas. Atualmente sinto, como disse, dores de cabeça constantes especialmente na nuca que passam para as costas causando enorme desconforto chegando ao ponto de certa inconsciência.

Tinha sonambulismo quando pequeno, e freqüentemente (acordado) sentia coisas estranhas como: se as coisas tivessem distantes, pequenas, tocava nas mãos, me sentia frágil, quase tocando um graveto.... fui num neurologista, mas ele me informou que muita gente sofria o mesmo que eu e não tinha uma explicação exata do que acontecia, mesmo eu não sabia direito explicar, como hoje ainda.... Hoje já estou mais velho e sinto raramente esses acontecimentos. Sobre a paralisia do sono, já senti esses sintomas algumas vezes.. agora não mais, mas meu irmão costumava sentir sempre, uma sensação de sair do corpo, ver um velho rindo dele e o jogando ao chão... mesmo estando na cama... sentia alguma coisa batendo no seus dentes, como um dedo batendo forte... não podendo se mexer... para parar ele sempre gritava... de raiva... ele nunca soube o motivo desses acontecimentos, achou que era ate uma coisa espiritual.

Gostaria de acreditar, más não acredito em forças sobrenaturais. Na verdade estou precisando é de um médico.  O meu problema é o seguinte: Normalmente quando estou cansado, ao dormir profundamente, de repente fico consciente, más não consigo sequer levantar, depois de muitos intentos conseguir mexer um dedo, más acontece uma talvez "desgraça": tenho que me esforçar muito para acordar, e tenho que forçar brutalmente meu cérebro para que ele me acorde ou então diz minha consciência: ficarás dormindo para sempre. Verdadeiramente acredito que se meu cérebro não me acordar ficarei dormindo para sempre, ou seja, morrerei, e ninguém saberá de que? e é por isso que não procuro médico. De tanto botar força para acordar, acordei e dei de cara com o espelho, eu estava com o rosto todo deformado de tanto botar força. Um dia dormir no chão e pus o pé encima da cama, e ao tornar-me consciente dormindo, fiz meu pé cair da cama para o chão, com o intento disso me despertar. Fiquei muito triste, pois apesar da pancada que sentir, não conseguir acordar. Se tive que acordar foi com a tortura de forçar meu cérebro.

Resposta

Pode ser uma paralisia de sono que costuma ser muito fácil de tratar. Procure um psiquiatra ou um neurologista.

Tenho 34 anos, curso superior com mestrado. Me considerava normal até que comentei com meu marido que quando me deito e fecho os olhos para dormir, uma série de imagens aparecem, de lugares que eu nunca fui, situações que nunca vivi, coisas/objetos que nunca vi. São imagens nítidas, cheias de detalhe, como numa fotografia.Nunca dei muita importância até descobrir que isso só acontece comigo.E agora? Devo procurar uma terapia? Fiz alguns meses de psicoterapia há alguns anos, mas nunca me ocorreu de comentar o fato. Agradeço a resposta.

Resposta

Comece por um psiquiatra, não por um psicoterapeuta. Isso pode ser um Distúrbio da fase REM do Sono que geralmente se resolve facilmente com doses mínimas de medicação.

Há um bom tempo meu sono tem estado irregular, se estou em atividade durante a noite as vezes não tenho sono, porém se parar começo a dormir que não conseguem me acordar, as vezes quando estou conversando com as pessoas tem vezes que apago completamente,quando acordo perco quase que completamente o sono, e passo a madrugada inteira sem dormir já tive problemas até com a minha namorada pois apaguei durante uma relação sexual.

Resposta

Pode ser uma narcolepsia. São ataques de sono incontroláveis. Cuidado ao dirigir, ao fazer certos esportes, ao atravessar ruas movimentadas. Procure tratamento, que deve ser simples e com bons resultados em pouco tempo.

Em períodos que trabalho muito (17 horas) por dia tenho sintomas de stress e apesar de ter bom sono nesses períodos de stress as vezes ocorre de ter a sensação de ter acordado e não conseguir se mexer, e percebo que tenho duas opções, relaxar e dormir novamente e me esforçar para se mexer, isso da aflição e nunca aceito a primeira opção, depois de muito esforço eu consigo mexer qualquer parte do corpo e acordo de verdade. O que e isso uma doença ? E os sintomas de stress que passam assim que volto a descansar e me divertir normalmente pode trazer problemas futuros por se repetir varias vezes.

Tenho um problema muito desagradável que ocorre quando estou prestes a pegar no sono. Nessas ocasiões fico com o corpo completamente paralisado e, mesmo estando consciente, não consigo me mexer na cama. Essa agonia dura em torno de um minuto até que, aos poucos, consigo mexer alguns dedos, depois a mão e por fim o braço e o resto do corpo. Fico então com insônia devido ao pavor de que isso ocorra novamente. O que pode ser isso? Tem tratamento?

Resposta

As duas perguntas tem a mesma resposta: Esse quadro pode ser a paralisia de sono, um distúrbio da fase REM do sono. O tratamento na maioria dos casos é muito simples. Procure um neurologista ou um psiquiatra em sua cidade. 

gostaria de receber instrução como fazer para resolver problemas de insônia sofro da doença há 3 anos e tomo remédios e não tenho tido resultado os médicos dizem que é Depressão e tomo Antidepressivos e Ansiolíticos , mesmo assim continuo com o problema - remédios já tomados Remeron Deprax Zoloft Efexor Anafranil Stablon e agora Survector- Ansiolítico - Olcadil frontal , Stilnox tomo atualmente, Rivotril tomo há mais de 1 ano.  sou acompanhada por Psiquiatra e tenho muito medo de ficar dependente dos remédios e também temo não ficar curada acho esta doença difícil de ser curada.

Resposta

Insônia pode ser causada por uma infinidade de fatores e pode ter muitos tratamento fora medicamentos (a tal higiene do sono). Pode ser que uma Polissonografia fosse útil para ver a causa de sua insônia.

Tenho 23 anos tive a primeira crise à quatro anos atrás já tomei Prozac, Zoloft e atualmente não tomo nenhum Antidepressivo mas estou tomando um remédio fitoterápico para me ajudar a dormir e tenho observado que ele tem piorado a minha memória, o que devo fazer, pois não consigo mais dormir sem remédios. Tenho um irmão que sofre de Esquizofrenia e sinto muito medo de ficar igual ou isso não influi em nada do que está acontecendo comigo (Geneticamente falando). 

Resposta

Provavelmente seu médico fará um programa de retirada gradual de hipnóticos para que seu sono volte ao normal. 

Fiquei muito feliz em saber deste Site. E aproveitando a oportunidade farei uma pergunta. Quando se dorme muito, tem muita preguiça e dizer que pensar em coisas que precisam ser resolvidas dói pode ser começo de Depressão ? Muito obrigada pela ajuda

Resposta

Teoricamente sim, mas também Preguiça, Stress, Hipotireoidismo, etc. Procure um médico. 

Por os barbitúricos não são mais usados?

Resposta

Devido às overdoses, à dependência, tolerância e com freqüência ao desenvolvimento de viscosidade na personalidade. 

Possuo Síndrome das Pernas Inquietas (Restless Legs Syndrome) um distúrbio do sono. Gostaria de saber se temos, aqui no Brasil, médicos especializados neste assunto. Procurei vários neurologistas e não sabem de nada.

Resposta

Essa Síndrome, ou Restless Legs pode ser uma doença isolada e pode fazer parte de um quadro de insônia ou de ansiedade e deve ser tratada por um Psiquiatra ou um Neurologista.

Mesmo estando com sono demoro a dormir, então não durmo bem. No dia seguinte fico cansada, irritada, desanimada e com dor no corpo. Já tentei Lexotan, frontal e até o Tryptanol mas este apesar de dormir bem me deixava muito irritada, isto tem um ano e meio devo tentar um tratamento para Depressão? A insônia vai e volta sem motivo o que devo fazer?

Resposta

As causas da insônia são muitas, desde barulho, colchão ou travesseiro ruins, uso de estimulantes no final do dia (café, refrigerantes), ansiedade, Depressão, apnéia do sono, etc. Procure um Psiquiatra Clínico em sua cidade.

Estou tendo meu sono interrompido na fase inicial e estou acordando cedo demais, creio que seja devido a uma preocupação excessiva e conseqüentemente isso pode estar atrapalhando a produção de Serotonina e favorecendo os sintomas de dores musculares (pescoço, ombro, axilas)? 

Resposta

Sim, pode, mas não necessariamente Serotonina. A Fibromialgia pode começar assim.

Tenho o seguinte problema: não é algo que acontece com freqüência, digamos que 1 vez a cada três meses. Eu "acordo", mas acho que ainda estou dormindo porque tenho "sonhos" de olhos abertos. Vejo coisas que na hora fazem todo sentido, mas quando realmente acordo, não consigo nem explicar para outra pessoa o que era. E somando-se a isso, o pensamento fica acelerado.. mil coisas ao mesmo tempo, e eu "processando" e analisando cada uma. Imagine o cansaço mental quando a manhã chega. Descobri que meu pai e meu irmão sentem a mesma coisa às vezes.

Resposta

Não se preocupe. Podem ser alucinações hipnagógicas ou hipnopômpicas. O nome é feio mas o tratamento costuma ser super simples. Procure um psiquiatra ou neurologista.

Procuro ansioso por uma resposta a qual ainda ninguém soube me responder, gostaria se por acaso também não souber, me dizer aonde devo procurar esta resposta. Que tipo de especialista procurar. Hoje aconteceu de novo, por isso resolvi entrar na Internet para ver se eu consigo encontrar uma resposta para o que esta acontecendo. Algumas vezes, quando estou dormindo, (é tão difícil explicar), estou consciente dentro do meu sonho, sei que estou dormindo que estou sonhando e aí fico procurando acordar, não consigo abrir os olhos, e então começo a tentar mexer uma parte do meu corpo(aí começa a minha luta e angústia), seja mãos ou pés. Começo a me debater, até que eu consigo acordar. Já avisei minha esposa, que quando eu estiver me debatendo para que ela me acorde imediatamente.(o que aconteceu uma vez, ela me debatendo e me ajudou a acordar) Devo informá-los que outras vezes, não é um sonho, eu fico literalmente consciente com os olhos fechados lutando para abri-los numa grande angustia. Só sei que estou dormindo, e de repente vejo tudo escuro, quero abrir os olhos e não consigo. Sei como hoje, que foi por volta das 14:00H e que havia pessoas acordadas pela casa e eu ali preso enquanto eu lutava eu pensava nisso, "eles estão lá acordados e eu estou aqui lutando para acordar", eu tinha plena consciência disso tudo. Eu começo a lutar e a rezar para que eu acorde logo. Acordo muito cansado. Não sei se deu para entender, mas estou aqui a disposição para responder a qualquer pergunta a respeito. Gostaria de saber o que é isso? Estou preocupado. 

Resposta

Não se preocupe, isso é muito assustador, mas absolutamente benigno e de tratamento fácil. Chama-se paralisia do sono. Procure um neurologista ou psiquiatra em sua cidade. Recomendo quando marcar c consulta perguntar se eles tem experiência no assunto, senão todo mundo perde tempo à toa.

gostaria de receber instrução como fazer para resolver problemas de insônia sofro da doença há 3 anos e tomo remédios e não tenho tido resultado os médicos dizem que é Depressão e tomo Antidepressivos e Ansiolíticos , mesmo assim continuo com o problema - remédios já tomados Remeron Deprax Zoloft Efexor Anafranil Stablon e agora Survector- Ansiolítico - Olcadil frontal , Stilnox tomo atualmente, Rivotril tomo há mais de 1 ano.  sou acompanhada por Psiquiatra e tenho muito medo de ficar dependente dos remédios e também temo não ficar curada acho esta doença difícil de ser curada.

Resposta

Insônia pode ser causada por uma infinidade de fatores e pode ter muitos tratamento fora medicamentos (a tal higiene do sono). Pode ser que uma Polissonografia fosse útil para ver a causa de sua insônia.

Tenho 23 anos tive a primeira crise à quatro anos atrás já tomei Prozac, Zoloft e atualmente não tomo nenhum Antidepressivo mas estou tomando um remédio fitoterápico para me ajudar a dormir e tenho observado que ele tem piorado a minha memória, o que devo fazer, pois não consigo mais dormir sem remédios. Tenho um irmão que sofre de Esquizofrenia e sinto muito medo de ficar igual ou isso não influi em nada do que está acontecendo comigo (Geneticamente falando).

 Resposta

Provavelmente seu médico fará um programa de retirada gradual de hipnóticos para que seu sono volte ao normal. 

Fiquei muito feliz em saber deste Site. E aproveitando a oportunidade farei uma pergunta. Quando se dorme muito, tem muita preguiça e dizer que pensar em coisas que precisam ser resolvidas dói pode ser começo de Depressão ? Muito obrigada pela ajuda

Resposta

Teoricamente sim, mas também Preguiça, Stress, Hipotireoidismo, etc. Procure um médico. 

Por os barbitúricos não são mais usados?

Resposta

Devido às overdoses, à dependência, tolerância e com freqüência ao desenvolvimento de viscosidade na personalidade

Tenho um problema muito desagradável que ocorre quando estou prestes a pegar no sono. Nessas ocasiões fico com o corpo completamente paralisado e, mesmo estando consciente, não consigo me mexer na cama. Essa agonia dura em torno de um minuto até que, aos poucos, consigo mexer alguns dedos, depois a mão e por fim o braço e o resto do corpo. Fico então com insônia devido ao pavor de que isso ocorra novamente. O que pode ser isso? Tem tratamento?

Resposta

Provavelmente trata-se de Paralisia do Sono, problema que assusta mas não é grave. O tratamento costuma ser muito simples.

Mesmo estando com sono demoro a dormir, então não durmo bem. No dia seguinte fico cansada, irritada, desanimada e com dor no corpo. Já tentei Lexotan, frontal e até o Tryptanol mas este apesar de dormir bem me deixava muito irritada, isto tem um ano e meio devo tentar um tratamento para Depressão? A insônia vai e volta sem motivo o que devo fazer?

Resposta

As causas da insônia são muitas, desde barulho, colchão ou travesseiro ruins, uso de estimulantes no final do dia (café, refrigerantes), ansiedade, Depressão, apnéia do sono, etc. Procure um Psiquiatra Clínico em sua cidade.

 

 

Dados: www.mentalhelp.com