... ...

Tá estressado ? Chalé, natureza e descanso.........Tá estressado ? Chalé, natureza e descanso...



Distúrbios do Sono

 Insônia  - Narcolepsia - Apnéia Obstrutiva do Sono - Paralisia do Sono - Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) - Sonambulismo

Insônia

Perguntas e Respostas

Provavelmente não existe ninguém não tenha sofrido alguma vez de insônia. E todos conhecem a conseqüência dela: Cansaço Diminuição de reflexos, concentração, memória Irritabilidade Perda de energia Envelhecimento precoce.

A insônia pode ser dividida em

Causas mais freqüentes da insônia

Causas não médicas:

Causas comportamentais:

Causas médicas:

Tratamento: (havendo as causas não médicas acima, logicamente, deve-se começar por elas)

1) Medicação:

2) A famosa Higiene do sono, que consiste em tentar eliminar o máximo possível dos 3 grupos de causas descritas acima.

Apnéia Obstrutiva do Sono ou Síndrome de Apnéia/Hipopnéia Obstrutiva do Sono (AOS ou SAHOS)

É um quadro grave no qual o sono superficializa até centenas de vezes por noite sem que a pessoa perceba. Geralmente a parceira nota que o paciente ronca e tem pausas na respiração, seguidas de grandes puxadas de ar.

A AOS prejudica todo o organismo e é responsável por um aumento de mortalidade muito maior que outras pessoas da mesma faixa etária.

É mais freqüente em homens mas também pode ocorrer em mulheres.

A causa é quase sempre obstrução das vias aéreas por excesso de peso, diâmetro muito grande do pescoço e flacidez das estruturas da garganta

Sintomas :

Tratamento.

A AOS tem que ser tratada. Além da piora nítida da qualidade de vida, ela aumenta a probabilidade da pessoa sofrer Infarto do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC ou "derrame"). A população com Apnéia Obstrutiva do Sono tem mortalidade muito maior do que a população não apneica da mesma faixa etária.

O tratamento costuma trazer resultados espetaculares e muda completamente o prognóstico. Uma pessoa tratada tem a mesma sobrevida que as demais pessoas da mesma faixa etária.

Medicamentos para dormir (hipnóticos) não são indicados porque deprimem o Centro Respiratório, agravando a hipóxia.

Os tratamentos disponíveis são: perda de peso, almofadas que obriguem a pessoa a dormir de lado, aparelhos dentários e CEPAP.

Cepap é um aparelho composto de um motor silencioso e uma máscara que força a entrada de ar nos pulmões. Talvez seus filhos achem que você se transforma num astronauta à noite, mas sua qualidade de vida será muito melhor.

Narcolepsia

É um distúrbio crônico caracterizado por ataques súbitos, inevitáveis e inadequados de sono.

É uma condição genética na qual a orexina (ou hipocretina, um neurotransmissor estimulante) não é produzida em quantidade suficiente pelas células de um pequeno núcleo do hipotálamo.

Existe maior incidência em algumas famílias. Isso não quer dizer que todos os narcolépticos terão filhos narcolépticos.

Sintomas:

OBS.: a paralisia do sono e as alucinações hipnagógicas e hipnopômpicas podem acontecer sem Narcolepsia. O tratamento costuma ser simples, e rápido.

Tratamento da Narcolepsia:

(A paralisia do sono e as alucinações descritas acima são tratadas com alguns antidepressivos)

Síndrome da Pernas Inquietas ou SPI

Sintomas da Síndrome das Pernas Inquietas:

Causas mais freqüentes: