Home / Usuários online

Assim até eu acampo !!

ESSAS SÃO DICAS PARA VOCÊ ACAMPAR BEM NO INVERNO OU NO
VERÃO, COM CHUVA OU COM SOL !!

A barraca

Prefira as barracas tipo "Igloo de 4". São mais fáceis de carregar, de montar e cabem em qualquer lugar. Entre as barracas igloo, evite aquelas onde a capa ou sobre-teto não cubra a barraca até o chão. Prefira as barracas com costura selada e capa impermeabilizada, elas são uma maior garantia contra as chuvas de verão. A tualmente, uma boa opção de uma barraca para 2 ou 3 pessoas é a "super esquilo 4" da Trilhas & Rumos www.trilhaserumos.com.br

Montando a barraca

Tirantes, são aquelas cordinhas usadas pra esticar a barraca. Espeques, aqueles ganchos de metal usados pra fixar a barraca no gramado e onde também são amarrados os tirantes.
Procure não estender os tirantes mais que meio metro pra fora da barraca, isso evita que alguém tropece e até derrube ela. Prefira os tirantes de cor clara, branco ou amarelo limão, os tirantes escuros são pouco visíveis à noite, mesmo com luz. Para fixar bem a barraca, enfie os espeques no gramado em diagonal, formando um ângulo de 90 graus em relação ao tirante. Não use os pés para empurra-los, isso acaba entortando os espeques. É fácil por com as mãos, mas se tiver dificuldade, use um martelo de borracha. 
Nunca se esqueça de manter o mosquiteiro da barraca sempre fechado. Se se ausentar do camping também não esqueça de fechar a porta da capa.


Lonas plásticas

Evite colocar lonas plásticas por baixo da barraca, pois se chover a lona plástica pode reter água em baixo da barraca. Ponha as lonas por dentro e/ou por cima da barraca e deixe a drenagem do gramado funcionar.
Caso você queira mesmo colocar uma lona plástica por baixo da barraca, evite deixar sobras pra fora da área de cobertura da capa da barraca, isso diminui o risco de reter água.
Se precisar amarrar algum toldo ou lona, use as arvores e não nos postes das luminárias do camping, eles não foram projetados para suportar esse tipo de pressão.


Colchões e colchonetes

Prefira os " colchões de ar " ao invés de colchonetes de espuma. Os colchões de ar mais modernos isolam a umidade do solo, são muito mais confortáveis e são mais fáceis de transportar quando desinflados. Atualmente, uma boa opção de colchão de ar é o ZENITE 2 da Nautika www.nautika.com.br

De preferência também aos colchões com inflador embutido ou pelo menos os infladores do tipo fole. Os sistemas de compressor elétrico, ligado ao acendedor de cigarros do carro são mais caros, barulhentos, descarregam a bateria e levam muito tempo para inflar o colchão, muitas vezes sem conseguirem infla-lo totalmente.

Evite os colchões de ar mais antigos, feitos de lona, que acabam retendo umidade tornando-se incômodos nos invernos mais rigorosos.

Sacos de dormir

O sacos de dormir são sempre uma melhor opção em relação a lençóis e cobertores. São mais leves, mantém melhor o calor do corpo, são fáceis de limpar e não retém umidade nos períodos de frio.
Evite portanto os sacos de dormir feitos de tecido e lona.


O que levar

Leve " benjamim " e/ou 2 extensões para bocal de lâmpada, ventilador e para um " protector " no caso de pintar mosquitos. Lembre - se tudo 220V.

Não esqueça de levar protetor solar e repelente. Acondicione as sobras de comida em embalagem tipo " tuperware ".

Não leve bagagem além do necessário e se tiver condições não perca tempo fazendo comida, há lugares para comer para todos os bolsos e gostos, aproveite para curtir!!


Oque não levar

Evite levar garrafas de vidro, mesmo descartaveis.

Equipamentos eletricos de alta amperagem ou de alto consumo de energia(watts)
Ex.Churrasqueira eletrica, forno eletrico, torradeira, sanduicheira, micro ondas, etc.
Esses equipamentos se ligados na nossa rede, derrubam os disjuntores e não funcionam.


Fogos de artíficio são proibidos em áreas camping.

No Camping

Para um acampamento tranquilo e que só lhe trará boas lembranças, algumas regras que o bom senso recomenda seguir são:

- Cumprimente sempre seus vizinhos. Geralmente os bons papos e as novas amizades se iniciam após um cumprimento cordial, seja ao lado da barraca, nos banheiros ou nos lava-louças.

- Camping é um local onde a solidariedade é uma prática comum. Problemas mecânicos em carro, dificuldade na montagem da barraca ou imprevistos após chuva forte são momentos onde sempre aparecem vizinhos prontos a ajudar. Na maioria das vezes nem precisa pedir, basta verem que você está com alguma dificuldade e já oferecem ajuda. Faça o mesmo quando ver alguém passando por algum tipo de apuro.

- Por ter esquecido de trazer, às vezes algum campista pede emprestado aos seus vizinhos alguma coisa como uma caixa de fósforos, um abridor de lata, uma grelha para churrasco, etc., e normalmente é atendido com a melhor boa vontade. Como isso um dia pode acontecer também com você, procure atender no que estiver ao seu alcance, mantendo assim o espírito de camaradagem que impera nos campings.

- No camping não jogue lixo no chão. Acondicione sempre em sacos plásticos e deposite-o nos lugares apropriados - lembre-se que o lugar mais limpo é aquele que não se suja. Ao desmontar o equipamento para ir embora verifique a área para ver se não esqueceu nada e recolha qualquer lixo que tenha caído no chão. Deixe a área da forma como gostaria de encontrar quando chegasse num camping.

- Se você gosta de curtir um som ou leva televisão para o camping, mantenha sempre o volume em nível suficiente para você ouvir, mas sem incomodar seus vizinhos. Lembre-se que as barracas não têm qualquer tipo de isolamento acústico, as preferências musicais são diferentes entre as pessoas e nem todos acompanham novelas.

- Respeite sempre o horário de silêncio. Não incomode os outros da mesma forma como você não gostaria de ser incomodado.

- Se ocorrer de você ter um vizinho com comportamento inadequado som muito alto, palavreado, atitudes, etc. jamais discuta ou faça interpelações. Procure o guarda-camping e faça sua queixa, sempre se baseando no cumprimento do regulamento que a maioria dos campings organizados tem - veja os principais itens que os regulamentes prevêem .

ALGUMAS PRECAUÇÕES:

- Atenção para áreas sujeitas a alagamentos ou com depressões no terreno. Procure os locais mais elevados para montar sua barraca e vistorie a área quanto à existência de pedras, raízes de árvores, formigueiros, etc., que poderão lhe causar incômodos.

- Ao colocar lona plástica por baixo da barraca (para proteger o fundo) não deixe plástico sobrando para fora, pois se chover vai se transformar em canalizador de água para a barraca.

- Se colocar lona sobre a barraca procure deixá-la esticada e com caimento para a água não empossar, pois se isso acontecer ela poderá ceder, devido ao peso, e causar estragos.

- Ao sair da barraca guarde no carro ou na própria barraca (mas fechados, deixando fora das vistas dos passantes), qualquer coisa de valor ou que seja chamativa como máquinas fotográficas, filmadoras, carteiras, etc. Nunca tivemos problemas mas é sempre bom prevenir.

PARA UMA BOA VIAGEM

- Planeje seu roteiro com antecedência, obtenha informações sobre o camping que pretende ir e pesquise na Internet o que a região de destino tem de atrações para você conhecer. Imprima e leve o que encontrou. Muitas vezes deixa-se de conhecer o que uma cidade/praia tem de mais bonito simplesmente por não saber que existe.

- Revise, calibre os pneus e encha o tanque do carro antes de sair. No mínimo terá autonomia para rodar 450 km sem necessidade de parar para abastecer.

- A cada 200 km rodados dê uma paradinha de uns 10 minutos para relaxar e dar uma "esticadinha no corpo". Numa dessas aproveite para reabastecer, se necessário.

- Saia de casa o mais cedo possível e de preferência não almoce na estrada. No mínimo é uma parada de uma hora e depois dá "aquela moleza" no reinício da viagem. Leve frutas, barras de cereais e água no carro e deixe para almoçar, sossegado, quando chegar ao destino. Tenha à mão no carro saco plástico para os detritos e papel higiênico para qualquer eventualidade.

PRONTO, AGORA É SÓ APROVEITAR !.


Envie a sua sugestão para o portal@vilaboadegoias.combr


   
Camping Clube Serra Dourada
  Km 0 GO-070
  Cidadde de Goiás- GO   CEP: 76.600.000
Reservas tel: (62) 3371-3099 (62) 8412-0018 cel.

E-mail:camping@vilaboadegoias.com.br