Tá estressado? Chalé, natureza e descanso... ... ...Tá estressado? Chalé, natureza e descanso...



 

Escola de Artes Plásticas Veiga Valle da Cidade de Goiás

A HISTÓRIA DA ESCOLA DE ARTES PLÁSTICAS VEIGA VALLE

..

Foi fundada em 18 de maio de 1968 pelo executivo municipal, inspirada nos moldes da UFG e Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Tendo como primeira diretora a escultora Maria Guilhermina, da Escola de Belas Artes da UFG e como professores: Octo Marques , Goiandira do Couto e Odalva Guimarães. A escultora Neusa Moraes também participou deste momento inicial como professora. Tendo tal instituição o apoio de pessoas interessadas no desenvolvimento cultural da região.

O nome da Escola se deu em homenagem ao escultor goiano José Joaquim da Veiga Valle, notável artista sacro nascido em Meia Ponte , atualmente Pirenópolis. Assim, para que fosse possível o funcionamento da Escola de Artes ao longo dos anos, foi realizado um convênio entre a Secretaria de Estado da Educação e a Prefeitura Municipal. São ministradas no dia a dia, aulas de desenhos (anatomia, perspectiva), escultura, pintura e história da arte para crianças e adultos.

O corpo docente conta com professores de significativa participação artística a nível nacional e internacional. Ressaltando que todos os atuais professores da referida Escola, foram alunos da mesma. Durante o ano, várias atividades são realizadas inclusive a exposição por ocasião do FICA (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental) que já se tornou tradição na cidade. A Escola também atende a professores e alunos tanto da rede estadual da educação e escolas particulares. Tendo vários monitores (alunos da escola) em apoio a tais oficinas.

Neste fazer artístico, incentiva-se a criatividade, espírito crítico e livre expressão; objetivando também descobrir novos valores dentro das artes plásticas. Atualmente a direção da Escola está sob a coordenação da profª Regina Célia Damaceno e no quadro de professores, conta-se com artistas como: Marly Mendanha , Auriovane D' Ávila , José Rogério (Kó), Edinária Beltrão , Ádria Lopes e Leonice Amorim.

Assim, a Escola de Artes Plásticas “Veiga Valle”, sólido patrimônio regional, muito vem contribuindo para que Goiás continue sendo reconhecida como berço da cultura e das tradições goiana.

 

.

Aulas de modelo vivo, pintura, modelagem e perspectiva

 

Outros links sobre a Cidade de Goiás

História para Vestibular.... Fotos.... Museus.... Igrejas.... Patrimônio.... Monumentos.... Ecoturismo.... Hoteis


 

 

 

 

 

 

 


HISTÓRICO DA ESCOLA DE ARTES PLÁSTICA “VEIGA VALLE” DA CIDADE DE GOIÁS - GO -

Telefone e endereço - cursos - professores alunos da escola de artes plásticas Veiga Valle